Skip to main content

    Você tem ou já teve algum tipo de seguro? Segundo dados da Fenaprevi, divulgados pela Infomoney, menos de 20% da população brasileira conta com alguma cobertura de seguro, sendo que, desse número, mais da metade possui planos coletivos, ofertados pela empresa em que trabalha. No entanto, esse cenário pode mudar!

    Cada vez mais, esses produtos vêm movimentando a economia brasileira: segundo a Síntese Mensal, elaborada pela Susep – Superintendência de Seguros Privados, em 2022, a arrecadação do setor foi de R$321,05 bilhões, representando um crescimento de 16,6% em relação à 2021. Neste ano, o segmento mais representativo foi o de ‘’pessoas’’, como pode ser visto no gráfico abaixo: 

    Retirado de Síntese Mensal – Susep

    O aumento na procura desse segmento foi devido, em parte, pela Pandemia da Covid-19, iniciada em 2020 no país. De acordo com a FenaPrevi – Federação Nacional de Previdência Privada e Vida, em 2020, as contratações de seguros para ‘’Pessoas’’ tiveram alta de 26,2% em relação ao ano anterior. E no primeiro trimestre de 2021, a mesma pesquisa computou o aumento de 28,8% na procura. 

    Já em âmbito internacional, o Brasil destaca-se no segmento ‘’Não Vida’’. Segundo o “Índice Global de Potencial Segurador” (GIP), desenvolvido pela Mapfre Economics, no ranking de 2022, que analisou 96 mercados, o país se manteve no 8º lugar no segmento ‘’Não Vida’’ e ficou em 9º no segmento ‘’Vida’’. Além disso, o Brasil permanece na lista dos dez países com maior potencial para crescimento do setor segurador pelo quarto ano consecutivo. 

    Elaborado pela Mapfre Economics 

    Apesar de apresentar certa dose de instabilidade, o mercado de seguros é muito antigo. O primeiro vestígio do que um dia viria a se tornar um seguro foi encontrado na Babilônia – atual região do Iraque – há 2.300 anos a.C! Caravanas de cameleiros que cruzavam o deserto mutualizavam entre si os prejuízos com a morte de animais. 

    Há registros dos primórdios, desse mercado, também em Portugal. No ano de 1293, época de início das grandes navegações, o Rei D. Diniz estabeleceu a primeira forma de seguro, dedicada exclusivamente aos riscos marítimos. Já no Brasil, o seguro desenvolveu-se em 1808, com a vinda da Família Real Portuguesa e a abertura dos portos, o que intensificou as navegações. No mesmo ano, visando operar no ramo do seguro marítimo, surgiu a primeira empresa seguradora do país, a Companhia de Seguros Boa-Fé. 

    Neste período, a atividade era regulada pelas leis portuguesas. Somente em 1850, com a promulgação do Código Comercial Brasileiro, é que o seguro marítimo foi pela primeira vez estudado e regulado no país. Foi com a promulgação da Constituição Federal de 1988 (artigo 192), que a atividade de seguros no Brasil, com seus diversos segmentos, foi definitivamente regulamentada. 

    E como funcionam os seguros? 

    Na prática, o seguro é um amparo financeiro concedido por uma seguradora em caso de acontecimento imprevisto. Ele é garantido por um contrato chamado de “apólice”, o qual obriga a seguradora a indenizar o segurado por meio de pagamento de uma quantia pré-definida – chamada de ‘’prêmio’’, caso ocorra alguma das situações mencionadas no contrato.

    Ou seja, o papel da seguradora é assumir riscos durante um período pré-determinado sobre a vida ou o patrimônio de uma pessoa. Para isso, ela exige que o cliente em potencial responda a questionários que ajudem a compreender quais são os riscos envolvidos naquela transação.

    Por exemplo, no caso de um seguro saúde, a empresa pode perguntar sobre doenças e condições pré-existentes; ou ainda no seguro automotivo, a seguradora vai querer saber qual o perfil do condutor e de suas atividades com o veículo; entre outras. Após conhecer mais a fundo o segurado é que a empresa poderá analisar estatisticamente qual o grau de risco envolvido naquela transação e, assim, definir quanto vai cobrar pelo prêmio.

    Após isso, o segurado deve pagar o valor estabelecido – geralmente por mês – e então terá o direito de usufruir do seguro. Caso algum dos riscos previstos na apólice aconteça, ele poderá receber uma quantia em dinheiro ou prestação de serviços sem custos adicionais.

    Conheça os principais seguros do mercado  

    É comum que exista seguro para tudo que possa ter um valor atribuído. Confira, a seguir, os seguros mais comuns oferecidos pelo mercado: 

    Seguro de vida: oferece um amparo financeiro para o contratante, em caso de invalidez por acidente ou doença, e para a família, em caso de sua morte. As indenizações podem ser utilizadas para custear gastos médicos e hospitalares, despesas odontológicas em decorrência de acidente, custos funerários, entre outros. 

    Seguro auto: protege automóveis em caso de danos, oferecendo, geralmente, coberturas por colisão, roubo e furto, incêndio e danos causados por fenômenos da natureza. Existem opções mais abrangentes, que incluem danos a terceiros e proteção a passageiros, por exemplo. Também é comum a oferta de serviços como assistência 24 horas, carro reserva, proteção de vidros e faróis, guincho, entre outros.

    Seguro patrimonial: protege negócios e os bens de valor vinculados a ele. Por exemplo, um seguro patrimonial de um restaurante pode incluir em sua cobertura os equipamentos de cozinha e o mobiliário do estabelecimento. Esse tipo de seguro também cobre danos causados pela natureza, como enchentes, raios e granizo, incêndios, roubo ou furto, danos elétricos e hidráulicos, quebra de vidros e até danos causados por tumultos. Existem também coberturas para perda de renda líquida, perda por não pagamento de aluguel, gastos com documentos e responsabilidade civil.

    Seguro contra acidentes pessoais: é similar ao seguro de vida, porém, protege o segurado apenas em caso de acidente. Ou seja, essa modalidade não pode ser acionada em caso de morte natural, apenas por morte acidental e danos decorrentes de acidente. O segurado pode utilizar a indenização para custear despesas médicas e odontológicas em razão de acidente e gastos funerários, além de ter a opção de contratar coberturas adicionais, como acompanhamento psicológico e consultas médicas de rotina.

    Seguro residencial: dedicado à proteção do lar, as coberturas mais comuns são contra danos causados por fenômenos naturais, furto ou roubo, incêndio, quebra de vidros, danos elétricos, hidráulicos ou estruturais, pequenos reparos, entre outros. Esse seguro também possibilita coberturas com assistência 24 horas, sistemas de segurança, e proteção para eletrônicos, que podem ser contratadas à parte.

    Seguro viagem: oferece coberturas específicas para viagens, como auxílio por atraso ou cancelamento de voo, seguro em caso de avaria ou extravio de bagagem, interrupção de viagem por motivo de saúde, entre outros. Esse seguro também pode incluir proteções pessoais ao segurado, como cobertura médica e odontológica, seguro por morte ou invalidez em razão de acidente, traslado médico, entre outros. 

    Seguro saúde: esse seguro é uma modalidade de assistência médica, no qual o segurado, ao receber atendimento médico, pode solicitar reembolso à seguradora do valor que pagou. 

    Seguro previdência: mais conhecido como previdência privada, esse seguro busca complementar a aposentadoria ou apenas criar uma reserva financeira para o futuro. 

    Seguro para equipamentos portáteis: com foco em aparelhos como smartphones, tablets, notebooks e similares, esse seguro oferece indenização, assistência ou reembolso em decorrência de furto, roubo ou até mesmo acidentes que danifiquem os aparelhos segurados. 

    Seguro rural: oferece proteção ao produtor agrícola e proprietário de terrenos rurais no caso de perdas em decorrência de fenômenos climáticos e eventos adversos que possam gerar prejuízo para o segurado, sua família ou sua produção.

    Seguro de transporte: seguro voltado às perdas e danos materiais e/ou físicos em decorrência de eventos relacionados a transporte de pessoas e/ou cargas, como colisão, capotagem, incêndio, enchente e desmoronamento, entre outros. O segurado é protegido de prejuízos em razão de transporte em viagens, seja por via aérea, terrestre ou aquaviária.

    Há seguro para TUDO mesmo! 

    Como mencionado anteriormente, tudo o que agrega algum valor pode ser segurado. Por isso, além dos seguros citados acima, mais tradicionais e populares, existem seguros que são inusitados. Confira alguns, a seguir: 

    Seguro por abdução alienígena: em 1998, a British Insurance ofereceu uma apólice para quem quisesse se proteger em caso de abdução por seres extraterrestres. Se o segurado conseguisse provar que fora abduzido, ganhava uma indenização de 1,5 milhão de dólares. Segundo dados da Astronomiaum, uma das maiores páginas sobre astronomia no Brasil, mais de 20 mil pessoas já investiram nessa modalidade. 

    Seguro contra riscos cibernéticos: esse tipo de seguro cobre ataque de vírus, roubo e vazamento de dados, entre outras ameaças. Sua venda disparou no país em 2020, ano de implementação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

    Seguro para tacada de golfe: tradicionalmente, quando um jogador acerta a bola em uma única tacada – o que é chamado de hole-in-one – ele deve pagar uma refeição e uma rodada de bebidas para todos os jogadores. O evento é raro, mas, quando acontece, resulta em uma grande despesa. Por isso, há uma apólice no Brasil para a situação. 

    Seguro de responsabilidade civil profissional: esse seguro cobre danos causados durante o exercício profissional. Ou seja: quando algum profissional, seja por  imprudência, imperícia ou negligência, prejudicar um terceiro, ele poderá acionar este seguro. Por exemplo, um advogado que perdeu prazo importante para entrar com uma ação, ou um engenheiro que errou no cálculo, resultando no desabamento de uma construção, ou um médico que realizou uma cirurgia de modo indevido.

    Seguro por quebra de óculos: essa apólice cobre furto, roubo ou quebra acidental de um par de óculos. O segurado recebe uma indenização, e com ela adquire um novo par.

    Seguro para casamentos: é uma apólice contra imprevistos relacionados à cerimônia. Cobre até mesmo doenças do casal ou de familiares próximos, além de condições climáticas desfavoráveis, cancelamento de contratos e fornecedores, problemas de transporte e deslocamento dos convidados.

    Seguro espacial: a seguradora japonesa Mitsui Sumitomo Insurance (MSI) fechou um acordo com a empresa de exploração lunar ispace para oferecer o primeiro seguro lunar do mundo. O seguro cobre os riscos da primeira missão da empresa à Lua, com cobertura desde o lançamento do foguete ao pouso do módulo na Terra. 

    Seguro para partes do corpo: esse seguro cobre danos causados ao corpo – ou a alguma parte dele. Confira alguns exemplos: 

    • A cantora Mariah Carey fez um seguro para suas pernas e para sua voz, por 35 milhões de dólares cada.
    • A cantora Miley Cyrus teve sua língua assegurada por 1 milhão de dólares. 
    • O sorriso da atriz Julia Roberts foi assegurado em 30 milhões de dólares.
    • O jogador de futebol Cristiano Ronaldo teve os pés assegurados pelo time por 144 milhões de dólares. 
    • A cantora Jennifer Lopez tem uma apólice no valor de 300 milhões de dólares para o seu bumbum.
    • A cantora Dolly Parton, na década de 1970, fez um seguro para seus seios por 600 mil dólares. 
    • Para as filmagens do filme “007 – Quantum of Solace”, o corpo do ator Daniel Craig foi assegurado por 8 milhões de dólares.
    • O guitarrista da banda Rolling Stones, Keith Richards, fez um seguro para seus dedos no valor de 1,5 milhões de dólares. 

    Seguros? Sim! 

    Seguro é sinônimo de segurança. Diante dos imprevistos inevitáveis da vida, é necessário poder contar com algum tipo de proteção, até para que as pessoas possam ter mais tranquilidade em seu dia a dia. Nós, da masterClassic Seguros, estamos construindo a nossa história há mais de 30 anos, no segmento Vida e Previdência. A palavra que nos define é: cuidado. A gente cuida da longevidade financeira de nossos clientes, por meio de produtos pensados para cada fase de suas vidas. 

    A masterClassic trabalha com pessoas físicas e jurídicas, criando produtos voltados para famílias e também para empresas. Oferecemos coberturas completas e personalizáveis – por um dos melhores preços do mercado. Conte com amparo em caso de invalidez por acidente ou doença e morte natural ou acidental. Ainda, com auxílio funeral, assistência residencial e muito mais. Fale com um de nossos consultores pelo WhatsApp ou pelo site e simule o seu Seguro de Vida! 

    Na sua opinião, qual seguro é mais importante? Conte para a gente nos comentários!

    Comments